Atividade 05: Um professor em cada van

Esta atividade segue o trabalho iniciado na anterior em torno de variáveis e de operações aritméticas. O contexto agora envolve o cálculo do número mínimo e máximo de professores necessários para acompanhar um grupo de estudantes em uma excursão.

Arquivos

  • Atividade 05 do livro.

Habilidades da BNCC

  • EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Objetivos específicos

  • Compreender como sistematizar soluções algorítmicas usando linguagem matemática;
  • Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação: variáveis.

Soluções em linguaguem de programação

Comentários sobre aspectos computacionais

  • A solução exige o uso de um comando "se" para considerar o caso em que há ou não resto ao dividir o total de estudantes pelo número de lugares em uma van. Outras soluções poderiam ser obtidas se utilizássemos comandos como "arredondar para cima" (usualmente chamado de ceiling em linguagens comerciais) ou "arredondar para baixo" (floor).

Atividades adicionais

  • Após a discussão das atividades 4 e 5, pode ser interessante propor uma atividade adicional que exija o uso de variáveis do tipo real (normalmente chamadas de float em linguagens de programação comerciais). A atividade adicional Qual embalagem devo comprar? é uma possibilidade para esse trabalho.

Soluções de estudantes

  • Neste vídeo, uma estudante do Ensino Médio explica como montou um algoritmo em Portugol que resolve o problema proposto. É interessante notar como ela organizou os cálculos necessários para obter as respostas.