Atividade 12: Campeonato
Essa atividade certamente é a mais difícil de todo o material e ainda admite múltiplas soluções: mais gerais ou mais específicas.
Arquivos
- Atividade 12 do livro, a última!
- Essa atividade foi inspirada em uma questão da Olimpíada Brasileira de Informática.
Habilidades da BNCC
- EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
- EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.
Objetivos específicos
- Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação.
Soluções em linguaguem de programação
- Primeira solução, em Portugol, mais específica e usando comandos "se".
- Segunda solução, em Portugol, mais geral e usando um comando "enquanto". Essa solução pode ser generalizada para campeonato com mais times.
Comentários sobre aspectos computacionais
- Esse é um problema mais sofisticado não por conta dos aspectos relacionados a linguagem de programação, mas pela dificuldade de abstrair como obter a resposta a partir das informações numéricas, já que a avaliação visual, olhando a chave do campeonato, é muito direta para um ser humano. Sendo assim, esse é um bom exemplo sobre as limitações do computador no que se refere a representar e processar informações.
- Uma segunda característica dessa questão se refere a como decidimos representar as informações dadas e o impacto disso na resolução. Por exemplo, numerar as fases como indicado na figura torna a obtenção das respostas mais direta. Por outro lado, numerar os times de 0 a 15 ao invés de 1 a 16, tornaria o processo ainda mais direto. É importante discutir com os estudantes que essas decisẽos são essencialmente arbitrárias e podem ser tomadas de forma a facilitar a resolução do problema, desde que a decisão seja explicitada e coerente.