Atividade 12: Campeonato

Essa atividade certamente é a mais difícil de todo o material e ainda admite múltiplas soluções: mais gerais ou mais específicas.

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Habilidades da BNCC

  • EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Objetivos específicos

  • Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação.

Soluções em linguaguem de programação

  • Primeira solução, em Portugol, mais específica e usando comandos "se".
  • Segunda solução, em Portugol, mais geral e usando um comando "enquanto". Essa solução pode ser generalizada para campeonato com mais times.

Comentários sobre aspectos computacionais

  • Esse é um problema mais sofisticado não por conta dos aspectos relacionados a linguagem de programação, mas pela dificuldade de abstrair como obter a resposta a partir das informações numéricas, já que a avaliação visual, olhando a chave do campeonato, é muito direta para um ser humano. Sendo assim, esse é um bom exemplo sobre as limitações do computador no que se refere a representar e processar informações.
  • Uma segunda característica dessa questão se refere a como decidimos representar as informações dadas e o impacto disso na resolução. Por exemplo, numerar as fases como indicado na figura torna a obtenção das respostas mais direta. Por outro lado, numerar os times de 0 a 15 ao invés de 1 a 16, tornaria o processo ainda mais direto. É importante discutir com os estudantes que essas decisẽos são essencialmente arbitrárias e podem ser tomadas de forma a facilitar a resolução do problema, desde que a decisão seja explicitada e coerente.