Atividade 11: MMC

Essa atividade pede que o estudante obtenha o mínimo múltiplo comum entre dois números através de um método análogo ao que aprendemos no Ensino Fundamental: listando e verificando múltiplos.

Arquivos

  • Atividade 11 do livro, a terceira da seção Praticando que encerra o capítulo.

Habilidades da BNCC

  • EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Objetivos específicos

  • Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação.

Soluções em linguaguem de programação

Soluções de estudantes

  • Neste vídeo, uma estudante do Ensino Médio explica como montou um algoritmo em Portugol que resolve o problema proposto. É interessante notar como ela traduziu para a linguagem de programação o procedimento que ela conhecia apenas do ponto de vista matemático.

Comentários sobre aspectos computacionais

  • Para resolver esta atividade é necessário usar a condição do comando "enquanto" de uma forma um pouco diferente do que fizemos nas atividade 7 e 8 do material: a condição agora não segue uma contagem simples até um determinado valor. Esse tipo de condição se assemelha ao que foi feito na atividade 2, quando somamos ou subtraímos o período até ultrapassarmos o ano de referência.

Atividades adicionais

  • Seguindo a mesma temática, pode ser interessante propor aos estudantes que escrevam um algoritmo que determina o máximo divisor comum entre dois números inteiros. Uma das possibilidades, que resulta em algoritmo semelhante ao desta atividade, é o método das divisões sucessivas (também há o das subtrações sucessivas).