Atividade 10: Xadrez

Esta atividade pergunta como determinar a cor de uma determinada casa em um tabuleiro xadrez a partir da linha e coluna ocupada por essa casa. Ele pode ser resolvido com um comando de repetição (como se o algoritmo estivesse construindo ou andando por um tabuleiro), mas também usando a ideia de paridade.

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Habilidades da BNCC

  • EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Objetivos específicos

  • Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação.

Soluções em linguaguem de programação

  • Primeira solução em Portugol usando a paridade da distância entre a casa pedida e a primeira casa do tabuleiro.
  • Segunda solução em Portugol considerando a paridade de cada coordenada da casa pedida.

Comentários sobre aspectos computacionais

  • É difícil imaginar uma solução para esse problema que não use o conceito de paridade de alguma forma e em linguagens de programação, a maneira mais fácil de verificar a paridade de um número é com o operador resto (representado por "%"). Por exemplo, se n%2==1, n é ímpar, senão n é par.