Atividade 7: É primo ou não?

Esta atividade cria um contexto muito produtivo para discutir estruturas condicionais, como o comando "se" (ou if em linguagens de programação convencionais.

Arquivos

  • Atividade 7 do livro.

Habilidades da BNCC

  • EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Objetivos específicos

  • Compreender como sistematizar soluções algorítmicas usando fluxogramas ou linguagens de programação.
  • Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação: repetição.

Soluções em linguaguem de programação

Comentários sobre aspectos computacionais

  • Esta atividade pode ser antecedida por uma mais simples: escrever um algoritmo que, dados dois números inteiros, determina se o primeiro é divisível pelo segundo. Com ela, pode-se introduzir o operador resto (representado por "%" na maioria das linguagens de programação) em um contexto mais simples e construir, a partir disso, o algoritmo pedido na atividade original acrescentando o comando "enquanto" para que o algoritmo repita essa ação não paenas para o número dado, mas para uma sequência de números;
  • Neste material, decidimos não utilizar o comando "para" (for em linguagens comerciais). Apesar de ser um comando muito comum, ele é redundante em relação ao "enquanto". Se o professor desejar, ele pode ser apresentado aos estudantes nesta atividade.

Atividades adicionais

  • A atividade 11, MMC, está diretamente relacionada com esta atividade.