Atividade 7: É primo ou não?
Esta atividade cria um contexto muito produtivo para discutir estruturas condicionais, como o comando "se" (ou if em linguagens de programação convencionais.

Arquivos
- Atividade 7 do livro.
Habilidades da BNCC
- EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
- EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.
Objetivos específicos
- Compreender como sistematizar soluções algorítmicas usando fluxogramas ou linguagens de programação.
- Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação: repetição.
Comentários sobre aspectos computacionais
- Esta atividade pode ser antecedida por uma mais simples: escrever um algoritmo que, dados dois números inteiros, determina se o primeiro é divisível pelo segundo. Com ela, pode-se introduzir o operador resto (representado por "%" na maioria das linguagens de programação) em um contexto mais simples e construir, a partir disso, o algoritmo pedido na atividade original acrescentando o comando "enquanto" para que o algoritmo repita essa ação não paenas para o número dado, mas para uma sequência de números;
- Neste material, decidimos não utilizar o comando "para" (for em linguagens comerciais). Apesar de ser um comando muito comum, ele é redundante em relação ao "enquanto". Se o professor desejar, ele pode ser apresentado aos estudantes nesta atividade.
Atividades adicionais
- A atividade 11, MMC, está diretamente relacionada com esta atividade.