Atividade 04: Contêineres
Esta é a primeira atividade que tem como objetivo introduzir conceitos de linaguens de programação. Nesse caso, o conceito trabalhado é o de variáveis e, indiretamente, de operações aritméticas entre variáveis. A atividade explora volume em um contexto discretizado.

Arquivos
- Atividade 04 do livro.
- Essa atividade foi inspirada em uma questão da Olimpíada Brasileira de Informática.
Habilidades da BNCC
- EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
- EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.
Objetivos específicos
- Compreender como sistematizar soluções algorítmicas usando linguagem matemática;
- Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação: variáveis.
Comentários sobre aspectos computacionais
- Pode ser pertinente discutir o comportamento do símbolo "/" em linguagens de programação. Se os números ou variáveis sendo operados são inteiros, o símbolo "/" é interpretado como a divisão inteira entre eles, nesse caso, 9/4 resulta em 2. Se os números ou variáveis sendo operados são reais, "/" é interpretado commo a divisão real, ou seja, 9.0/4.0 resulta em 2,25. Vale salientar que, em Portugol, 9 é interpretado como um valor inteiro enquanto que 9.0 como um valor real. Embora sejam numericamente iguais, essa diferença pode acarretar diferentes interpretações por parte do computador ao executar o seu código, como no caso do uso do símbolo "/".
Atividades adicionais
- A atividade O piso do restaurante é similar a esta e não exige nenhum outro conhecimento computacional para a sua resolução, embora do ponto de vista matemático ela seja um pouco mais difícil.
- A questão Acelerador de partículas da OBI pode ser usada para estender as discussões em torno desta atividade. Ela pode ser resolvida usando a operação de divisão inteira ou a operação "resto da divisão inteira (representada pelo símbolo "%" - 9%4 resulta em 1, pois 1 é o resto da divisão inteira de 9 por 4).