Atividade 04: Contêineres

Esta é a primeira atividade que tem como objetivo introduzir conceitos de linaguens de programação. Nesse caso, o conceito trabalhado é o de variáveis e, indiretamente, de operações aritméticas entre variáveis. A atividade explora volume em um contexto discretizado.

Arquivos

Habilidades da BNCC

  • EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
  • EM13MAT315: Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.

Objetivos específicos

  • Compreender como sistematizar soluções algorítmicas usando linguagem matemática;
  • Compreender os conceitos básicos de uma linguagem de programação: variáveis.

Soluções em linguaguem de programação

Comentários sobre aspectos computacionais

  • Pode ser pertinente discutir o comportamento do símbolo "/" em linguagens de programação. Se os números ou variáveis sendo operados são inteiros, o símbolo "/" é interpretado como a divisão inteira entre eles, nesse caso, 9/4 resulta em 2. Se os números ou variáveis sendo operados são reais, "/" é interpretado commo a divisão real, ou seja, 9.0/4.0 resulta em 2,25. Vale salientar que, em Portugol, 9 é interpretado como um valor inteiro enquanto que 9.0 como um valor real. Embora sejam numericamente iguais, essa diferença pode acarretar diferentes interpretações por parte do computador ao executar o seu código, como no caso do uso do símbolo "/".

Atividades adicionais

  • A atividade O piso do restaurante é similar a esta e não exige nenhum outro conhecimento computacional para a sua resolução, embora do ponto de vista matemático ela seja um pouco mais difícil.
  • A questão Acelerador de partículas da OBI pode ser usada para estender as discussões em torno desta atividade. Ela pode ser resolvida usando a operação de divisão inteira ou a operação "resto da divisão inteira (representada pelo símbolo "%" - 9%4 resulta em 1, pois 1 é o resto da divisão inteira de 9 por 4).