Atividade 01: Boas instruções
Esta atividade propõem um contexto em que dois opções de desconto são comparadas e, depois, são convidados a explicar como proceder para calcular o valor final de uma compra em um desses sistemas

Arquivos
- Atividade 01 do livro.
Habilidades da BNCC
- EM13MAT315: Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
Objetivos específicos
- Analisar problemas matemáticos visando a sua resolução do ponto de vista computacional;
- Compreender como sistematizar soluções algorítmicas usando linguagem textual e matemática.
Materiais da atividade
Comentários sobre aspectos computacionais
- Em Portugol: a variável n, que no algoritmo acima armazena o número de bottoms comprados poderia ser do tipo inteiro. Porém, nesse caso, como a variável preco deve ser real e é calculada a partir de n, o compilador exibe um alerta sobre essa interação entre variáveis de tipos diferentes. Apesar do aviso, o código será executado, mas isso pode confunfir os estudantes.
- Aos interessados, há em encontro com professores de matemática em que o autor deste material discutiu essa atividade como exemplo para promover o pensamento computacional. Essa discussão ocorre a partir do minutos 56 do vídeo.
Atividades adicionais
- Você pode utilizar o mesmo contexto (desconto para compras em grandes quantidades) para propor outras formas de desconto. Uma sugestão é: a cada 100 unidades, será dado 5% de desconto no valor final da compra. Por exemplo, na compra de 250 bottoms, o comprador recebe 10% (pois completou duas centenas) de desconto no valor final da compra. Nesse caso, coisas estranhas podem ocorrer com compras muuuuuito grandes. Por exemplo, qual seria o preço final de uma compra de 1900 bottoms?
- A atividade 9 do material, Imposto de renda, está relacionada a essa. Entretanto, da forma como esta atividade foi proposta não se espera que os estudantes saibam como resolvê-la em Portugol, algo que é esperado na atividade 9.