palestra: Planos de aula sobre frações via representações visuais

18/07/2019

Entre 2014 e 2018, Leonardo e Rita realizaram suas pesquisas de doutorado na Universidade de Nottingham, na Inglaterra.

Rita focou nas influências que atuam em professores que desejam mudar as suas práticas enquanto que Leonardo focou na aprendizagem de frações por estudantes de baixo desempenho. Os dois projetos foram desenvolvidos de forma combinada, aproveitando o mesmo contexto para investigar aspectos diferentes e atingir uma visão mais completa do fenômeno.

Um dos resultados não acadêmicos dos trabalhos é uma série de planos de aula para ensinar soma e subtração de frações para estudantes do Ensino Fundamental com ênfase em representação visuais. A proposta desses planos de aula é desenvolver todo o conhecimento neste tópico a partir do modelo de área retangular em aulas com dinâmica compatível com aulas comuns no Brasil.

Como parte dos esforços para tarzer os resultados para o Brasil, traduzimos os planos de aula e disponibilizamos no link abaixo:

baixe os planos de aula aqui

No arquivo há alguns documentos com explicações sobre as aulas e sobre a proposta como um todo.

Em breve disponibilizaremos mais materiais (palestras, vídeos e afins) que facilitem o uso desses planos de aula. Aguardem!